Disponibilizamos aqui os textos editados, juntamente com as normas de transcrição e edição adotadas, no âmbito dos projetos de pesquisa e de cooperação do Laboratório de Estudos Filológicos.

__________________________________________________

Coleção Pedro de Angelis (FBN/Brasil)

A coleção que recebe o nome de seu colecionador, o historiador italiano naturalizado argentino Pedro de Angelis (1784-1859), chega ao Brasil através de uma negociação de compra, mediada pelo Barão do Rio Branco, em 1853. Dos documentos adquiridos da então denominada “Coleção de obras impressas e manuscritas que tratam principalmente do Rio da Prata”, uma parcela dos mesmos, privilegiando o critério temático, foi direcionada ao acervo do Ministério de Relações Exteriores do Brasil e outra foi destinada a compor o acervo da então Biblioteca Pública da Corte, hoje conhecida como Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Sendo assim, uma particularidade desse acervo é a relação entre a completude e a guarda dos documentos colecionados por Pedro de Angelis. Esses documentos estão localizados em bibliotecas públicas e privadas da Argentina, como o Archivo General de la Nación e, no Brasil, como mencionado, na Fundação Biblioteca Nacional e no Ministério das Relações Exteriores (SCHELL, 2014, p. 1). A Fundação Biblioteca Nacional conserva 1533 documentos, entre estes originais e cópias de obras impressas, manuscritos, litografias e mapas datados entre os séculos XVI e XIX da Coleção Pedro de Angelis, sobre temas como a história colonial e pós-independentista do Rio da Prata, assim como sobre as missões jesuíticas, os rios e fronteiras da América do Sul. Acesse aqui os documentos editados.

__________________________________________________

Atas da Academia Imperial de Belas Artes, 1831-1890

Na primeira fase do acordo firmado entre o Laboratório de Estudos Filológicos e a Coordenação Acadêmica de Memória e Patrimônio da Escola de Belas Artes da UFRJ, a ser desenvolvida durante o ano de 2020, estamos nos dedicando à transcrição e edição do códice 6150, contendo as Atas da Academia Imperial de Belas Artes do período de 1831 a 1841. Em breve, os textos editados serão aqui publicados em e-book.